Jornal Correio Braziliense t5d1w

Turismo

De estâncias termais romanas a spas modernos, o relaxamento está garantido 2l2k4j

Desde o período do Império Romano, o conceito de spa vem ganhando a forma como o conhecemos hoje. Em algumas regiões da Europa, ainda é possível visitar o que restou das estâncias termais construídas pelos romanos o651u

4t6y3z

Há muitos anos, diferentes povos usam banhos quentes como forma de relaxamento. Os gregos logo notaram os benefícios das altas temperaturas para o corpo ; como o alívio de dores musculares. A cidade de Spa, na Bélgica, há tempos atrai turistas interessados em suas águas termais. Acredita-se que spa é acrônimo de salus per aquam ; saúde pela água.

[SAIBAMAIS]

Mas foram os romanos que levaram o conceito a outro nível, criando grandes termas que serviam como espaço de convívio e relaxamento. As grandes estâncias construídas durante o Império Romano, em sua maioria, já não existem, mas é possível encontrar resquícios dessas construções que um dia reuniram milhares de pessoas em busca de descanso ; o Bagni di Petriolo é um exemplo. Na província de Siena, a estância termal do século 15 ; onde as águas chegam a mais de 40;C ; fazia muito sucesso, recebendo visitantes como Cícero, a família Medici e até o Papa Pio II. Atualmente, é possível tomar banho livremente nas piscinas naturais da região, além de apreciar o que restou da estância.

O conceito desses espaços se espalhou pela Europa e seu uso não ficou apenas aos romanos. Usada para os banhos turvos (Sárosfürd;, em húngaro) no período do Império Otomano, a água do balneário termal de Gellért ; em Budapeste ; ainda atrai centenas de turistas não só para relaxar em suas águas quentes. O prédio que hoje abriga as termas, construído entre 1912 e 1918, também chama a atenção por seu estilo Art Nouveau.

Embaçados
Os banhos ficaram conhecidos como turvos provavelmente por causa do acúmulo de lama mineral, que dava à água uma cor opaca.

Spas modernos

Hoje, os tratamentos relaxantes são mais que os banhos em águas quentes. As opções vão de massagens corporais a reflexologias ; tratamento por meio de estímulos ;, ando por técnicas desenvolvidas por diferentes povos.

O Turismo destaca estruturas modernas de spas que estão em diversos hotéis espalhados pelo mundo. Descubra também algumas atrações turísticas da região.

COMO Shambhala Estate (Ubud, Bali)

Para relaxar, o hóspede pode combinar os tratamentos do spa com outras atividades oferecidas pelo hotel ; como yoga, pilates, escalada e rafting. A intenção é gerar bem-estar a partir do contato com a natureza. Não é só dentro do hotel que o turista encontra atrações para relaxar. Na região, é possível visitar as águas sagradas do Templo Tirta Empul e conhecer a espiritualidade que cerca a cidade de Ubud, considerada um dos maiores centros de arte e cultural da ilha de Bali, na Indonésia.

Royal Mansour (Marrakech, Marrocos)

A sensação de tranquilidade começa já na entrada do spa. O ambiente claro, decorado com flores e fontes de água, foi elaborado para que transmitisse bem-estar para os hóspedes que marcarem um dos tratamentos corporais e faciais oferecidos no hotel. Só não vale imergir em calmaria e esquecer de fazer alguns eios em Marrakech. É possível conhecer as cores do Jardim Marjorelle, a grandiosidade do Palácio da Bahia, a história dos Túmulos Saadianos, entre muitas outras atrações.

Lefay Resort & Spa (Gargnano, Itália)

Com vista para o Lago Garda, o hotel está dentro de um parque natural da Riviera de Limoni. O cenário contribui para que os tratamentos faciais e corporais oferecidos no spa realmente funcionem. Para aproveitar a ida até a região, vale a pena reservar um tempo para conhecer Gargnano. A comuna italiana é pequena, por isso o interessante é explorá-la com calma. Os eios se tornam ainda mais interessantes para aqueles que querem conhecer mais sobre a história da região. As Igrejas San Giacomo di Gargnano e San sco e o Palazzo Bettoni são algumas das atrações.

Amilla Fushi (Baa Atoll, Maldivas)

Para aproveitar ainda mais a combinação de areias brancas e mar azul-turquesa, nada melhor do que alguns tratamentos relaxantes. O hóspede pode escolher duas maneiras para descansar: em uma área reservada ou outra frequentada por mais pessoas. Quem não quiser fazer nenhum tratamento pode simplesmente relaxar nas cadeiras e sofás do spa ; aproveitando os drinks e apreciando as belezas naturais do local. Enquanto isso, as praias paradisíacas da ilha convidam a todos para um mergulho.

Six Sense Douro Valley (Douro, Portugal)

A inspiração para os serviços oferecidos no hotel português vem do vale do Rio Douro. A uva e outros frutos comuns na região são a base dos produtos usados em alguns tratamentos corporais e faciais. A estrutura do spa conta ainda com piscinas aquecidas, bar de bebidas especiais e uma academia. Quando o assunto é atração turística, não faltam opções para os hóspedes. eios em vinícolas, no Parque Naturall do Douro Internacional, museus, santuários e igrejas são lugares que merecem entrar no roteiro da viagem.