
O Brasil vai começar a aplicação da vacina bivalente contra a covid-19 a partir desta segunda-feira (27/2). Na primeira etapa, as pessoas serão imunizadas com o reforço da bivalente da Pfizer, que é uma atualização em relação às primeiras vacinas desenvolvidas contra a doença. Esta é a primeira vez que o país irá aplicar o tipo bivalente, ou seja, que imuniza contra mais de uma variante do vírus. A dose protege mais porque também ataca as subvariantes da ômicron, que apareceram no país no primeiro semestre de 2022.
Inicialmente, 52 milhões de brasileiros poderão procurar os postos de vacinação a partir da segunda-feira. A primeira fase do reforço bivalente terá como alvos usuários e funcionários de instituições de longa permanência para idosos e pessoas com deficiência institucionalizada, indígenas e quilombolas com 12 anos de idade ou mais.
- Covid-19: uma semana com taxa de transmissão estável e 40 dias sem óbitos
- Covid-19: Saúde inicia aplicação de vacina bivalente nesta segunda (27/2)
- Crianças de 3 e 4 anos que tomaram CoronaVac já podem tomar dose de reforço
No Rio
Na cidade do Rio de Janeiro, a campanha com bivalente começará, na segunda, com idosos de 85 anos de idade ou mais e pessoas imunocomprometidas com 60 anos de idade ou mais. Na terça-feira (28), será a vez de idosos com 80 anos de idade ou mais e pessoas imunocomprometidas com 50 anos de idade ou mais.
Depois o calendário segue com as seguintes faixas etárias:
- 1º de março - idosos com 75 anos ou mais e pessoas imunocomprometidas com 40 anos ou mais
- 2 de março - idosos com 72 anos ou mais e pessoas imunocomprometidas com 30 anos ou mais
- 3 de março - idosos com 70 anos ou mais e pessoas imunocomprometidas com 20 anos ou mais
- 4 de março - idosos com 70 anos ou mais e pessoas imunocomprometidas com 12 anos ou mais
Apesar dos integrantes deste primeiro grupo terem preferência, só poderá receber a vacina bivalente quem tomou pelo menos duas doses das vacinas anteriores.
*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro
Notícias no seu celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para ar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os es do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
Brasil
Desaparecido há uma semana, homem é encontrado boiando morto em rio de MG
Brasil
Mulher consegue fugir após ser baleada quatro vezes por namorado em discussão
Brasil
Incêndio atinge Othon Palace, no Centro de Belo Horizonte
Brasil
Desmatamento da Amazônia brasileira bateu recorde do mês de fevereiro
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail [email protected].