-->
Previsão do tempo

Semana será de seca e grandes variações de temperatura no DF

De acordo com meteorologista ouvido pelo Correio, manhãs frias e tardes quentes dominarão os próximos dias que não tem nenhuma previsão de chuva

Pedro Ibarra
postado em 14/05/2023 11:45
 (crédito:  Ed Alves/CB)
(crédito: Ed Alves/CB)

Brasília chegou na época temida por muitos: a estiagem. A próxima semana tem as características mais comuns deste período: tempo seco e alta amplitude térmica. De acordo com o meteorologista Cléber Souza do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a população pode esperar tempo estável e bastante seco, com frio pela manhã e calor no período da tarde.

A previsão para a semana pós Dia das Mães é de temperaturas mínimas de 10 °C e máximas de 29 °C no DF, no Plano Piloto os registros devem variar entre 12 °C e 28 °C. Esse frio intenso em alguns momentos do dia se deve a dificuldade de retenção de calor pela falta de nebulosidade, característica típica do outono candango. Ou seja, Brasília a longe das frentes frias que atingem outras cidades do país, pelo menos por enquanto. “Ainda não chegou aqui o frio intenso do Sul e Sudeste”, pontua o meteorologista.

Cléber Souza destaca dois pontos na semana: “frio e queda de umidade”. Outro fato é a expectativa de que o tempo permaneça assim por pelo menos os próximos sete dias, sem muitas alterações. “Talvez mais para o final do mês chegue uma frente fria com algumas nuvens e chuvas, mas nada significativo”, afirma.

A seca é que pode começar a preocupar, desde o início do mês já foi dado o pontapé inicial no período de estiagem e a umidade vai caindo aos poucos. A previsão é que possa cair dos 35% marcados como mínima no último sábado (13/5) e neste domingo (14).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail [email protected].

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação