CB Debate

Procurar ajuda médica cedo é essencial para prevenir óbitos, afirma secretário

O médico Rivaldo Venâncio, secretário adjunto de Vigilância em Saúde e Ambiente, destacou, durante debate sobre a dengue no DF, a importância da comunicação e do o rápido ao atendimento médico

Venâncio: "Após a implementação (do método wolbachia) em algumas áreas (no DF), iremos planejar a expansão para outras regiões (da capital federal)" -  (crédito:  Ed Alves/CB)
Venâncio: "Após a implementação (do método wolbachia) em algumas áreas (no DF), iremos planejar a expansão para outras regiões (da capital federal)" - (crédito: Ed Alves/CB)

O médico Rivaldo Venâncio, secretário adjunto de Vigilância em Saúde e Ambiente, destacou que a redução do impacto da dengue depende de uma comunicação ampla e do engajamento da população. Venâncio participou do CB.Debate Dengue: uma luta de todos, evento promovido pelo Correio Braziliense nesta quinta-feira (30/1).

“Uma das mensagens mais importantes que temos transmitido aos meios de comunicação é alertar a população, primeiro, sobre os riscos da automedicação. Segundo, que, diante de um caso suspeito de dengue, é fundamental procurar imediatamente uma unidade de saúde”, afirmou.

Segundo o médico, a maioria dos óbitos por dengue ocorre quando os infectados não seguem essas orientações. Ele também ressaltou a necessidade de o poder público organizar a rede de atenção para acolher os novos casos.

O CB.Debate Dengue: uma luta de todos analisa o cenário da doença em 2025 e as medidas necessárias para evitar a repetição da epidemia do ano ado. O evento reúne autoridades e especialistas para discutir a dengue no Distrito Federal e no Entorno. 

 

Maria Eduarda Lavocat
postado em 30/01/2025 16:43 / atualizado em 30/01/2025 18:11
x