Duas mulheres foram presas, na tarde desta quarta-feira (2/4), em flagrante por aplicar o “golpe do paco”, configurado nos crimes de estelionato e associação criminosa. As suspeitas, de 42 e 47 anos, estariam cometendo os golpes contra pessoas idosas nos arredores da agência da Caixa Econômica e do Banco Mercantil, em Ceilândia. A apreensão fez parte da Operação Paket (pacote, em alemão), que foi deflagrada pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da 15ª Delegacia de Polícia (DP).
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
O golpe do paco funciona do seguinte modo: o criminoso finge perder um pacote ou envelope com dinheiro; a vítima ajuda a encontrar o dinheiro, acreditando que será recompensada; o criminoso leva a vítima para um local onde ela irá receber a recompensa; no local, o criminoso convence a vítima a deixar seus pertences do lado de fora; quando o criminoso retorna, a vítima percebe que foi enganada e teve seus pertences roubados.
Tendo percebido um aumento de crimes do tipo recentemente, agentes da 15ª DP estavam monitorando a área quando avistaram uma situação suspeita, na qual uma mulher caminhava com uma bolsa e outra, ao seu lado, estava abraçada com uma idosa. Ao observar a situação de perto, eventualmente viram as duas suspeitas evadindo o local, levando os pertences da vítima.
Ao perceber a consumação do crime, os policiais civis abordaram as autoras e deram voz de prisão às duas. Em seguida, os investigadores localizaram a vítima, uma idosa de 73 anos de idade, e informaram o que havia acontecido. Somente neste momento ela tomou conhecimento de que havia caído em um golpe.
- Calor fora de época castiga brasilienses no início de outono
- Por uma comunicação mais inclusiva: livro aborda a comunicação antirracista
- Saiba mais detalhes sobre mulher salva de sequestro em audiência judicial
Os agentes também perceberam a presença de um homem que vigiava a ação criminosa e dava apoio às mulheres presas. O indivíduo estava em um veículo e, quando as autoras se apossaram da bolsa da vítima, se aproximou para ajudar na fuga, mas ao ver as mulheres sendo abordadas ele deixou o local.
As autoras foram conduzidas para a 15ª DP, onde foram presas em flagrante pelos crimes de estelionato e associação criminosa. Somadas, as penas podem alcançar os oito anos de prisão. O homem, 51, que apoiava a ação criminosa foi identificado e será indiciado, respondendo pelas mesmas práticas criminosas.
* Com informações da PCDF