
Imagine aprender sobre diferentes assuntos, tudo em um só lugar. Essa é a proposta do Viagem insólita, ônibus que mais parece uma nave espacial, com monitores de alta definição, som imersivo e efeitos especiais, que está rodando pelas ruas do Distrito Federal, levando ciência e conhecimento para crianças, jovens e adultos.
O projeto, que tem apoio da Secretaria de Ciência e Tecnologia do DF (Secti), une educação, tecnologia e entretenimento em uma experiência de tirar o fôlego. Com uma proposta ousada e inovadora, o Viagem Insólita impactou mais de 50 mil pessoas, entre alunos, famílias e profissionais.
Mais de 20 mil estudantes viveram essa jornada sensorial, uma realidade virtual em 360°. Além da cenografia interativa, o conteúdo audiovisual é narrado por Jorge Helal, conhecido por dar voz a documentários da Netflix, National Geographic e Discovery.
Atualmente, o Viagem Insólita integra o evento Ciência na Estrada, promovido pela Secti, democratizando o o à ciência com uma abordagem lúdica, ível e altamente tecnológica. O ônibus já ou por regiões como Ceilândia, Sobradinho 2, Guará 2 e Samambaia.
O veículo é equipado com 34 monitores de LED, oito telas OLED de altíssima resolução, sistema de som envolvente e ambientação futurista, simulando uma verdadeira expedição pelo conhecimento.
O público embarca em uma aventura que atravessa oceanos, florestas, o sistema solar e até o mundo dos dinossauros, tudo com foco na preservação ambiental, sustentabilidade e valorização da ciência. A experiência combina realidade virtual, tecnologia sensorial e um roteiro envolvente que prende a atenção desde o primeiro minuto.