O projeto Novos Quadrilheiros veio quebrar o estereótipo de que festas juninas só ocorrem em junho e julho e quer mostrar que a festa popular pode estar presente o ano todo. Entre os dias 16 de abril e 8 de maio, dançarinos dos grupos Arroxa o Nó e Coisas da Roça levam uma verdadeira festa cultural para escolas públicas das regiões do Paranoá e Itapoã, envolvendo aproximadamente 1.400 estudantes.
A iniciativa foi criada por Jadson Castro, presidente da quadrilha Arroxa o Nó, e contou com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, por meio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC). Durante oito apresentações, os alunos puderam assistir a espetáculos vibrantes, mergulhar na história das festas juninas, conhecer a diversidade de ritmos envolvidos — como forró, xaxado, frevo e baião — e aprender sobre os estilos de figurino, coreografias e influências que formam essa rica expressão cultural.
Mais do que levar alegria e entretenimento, o Novos Quadrilheiros buscam trazer a valorização da cultura popular para o ambiente escolar, apoiando artistas locais e ampliando a visibilidade das quadrilhas como manifestações da identidade brasileira.
Calendário de apresentações:
* 8 de maio – Centro de Ensino Fundamental Dra. Zilda Arns, Itapoã