
Em uma movimentação que já está deixando o mundo inteiro em suspense, o Vaticano confirmou nesta segunda-feira (28) a data de início do conclave que vai eleger o sucessor de papa Francisco. Segundo informações da agência Reuters, a votação entre os cardeais terá início no próximo dia 7 de maio, mas o desfecho dessa escolha histórica ainda é um grande mistério.
A decisão foi tomada durante uma reunião fechada, conhecida como “congregação”, entre os cardeais. O processo de votação só começará após o término do Novendiales, período de nove dias de luto pela morte de Francisco, iniciado logo após o seu sepultamento, realizado no último sábado.
Para garantir o sigilo absoluto das votações, a Capela Sistina será fechada para o público. O espaço sagrado será preparado para receber a famosa chaminé, responsável por sinalizar ao mundo o aguardado momento da escolha: fumaça branca indica a eleição do novo papa; fumaça preta, a continuidade do processo.
Saiba Mais
Durante o conclave, os cardeais ficarão isolados na chamada “zona de Conclave”, dentro do Vaticano, obrigados a cumprir um juramento rígido de confidencialidade. O clima de segredo, tradição e tensão já começa a se espalhar entre os fiéis e observadores de todo o mundo.