
O terceiro livro de uma sequência do escritor Marcelo Rubens Paiva, intitulado O novo agora, é publicação da editora Alfaguara, selo da Companhia das Letras. A obra faz parte da autobiográfica, onde Ainda estou aqui foi adaptado ao cinema e venceu um Oscar. O lançamento é dia 22 de abril, mas já está em pré-venda no site.
A coletânea começa com Feliz ano velho, onde Marcelo fala sobre o acidente que o deixou em uma cadeira de rodas aos 20 anos. Em Ainda estou aqui, o autor fala sobre o desaparecimento do pai, o ex-deputado Rubens Paiva, que desapareceu durante a Ditadura Militar.
Em O novo agora, Marcelo retorna à escrita contando a experiência com a paternidade. O escritor, que é pai de duas crianças, usa a obra para abordar sobre a criação dos filhos em meio às incertezas políticas, o isolamento social da pandemia e uma separação.
Segundo a sinopse, o título retoma memórias de infância e relatos de Rubens e Eunice Paiva, pais de Marcelo, para buscar modelos de como educar as crianças, enquanto se fixa no presente, onde a direita sobe ao poder e, a partir daí, ele começa a ser boicotado e ver seus projetos serem cancelados.
Na pandemia, que iniciou em 2020, surge o desafio de criar formas de gerir uma casa com crianças pequenas e pouca ajuda externa. Lentamente, se desenha um retrato complexo de uma família que enfrenta crises em diferentes níveis, incerta quanto ao futuro, mas que, aos poucos, aprende a sobreviver.