O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, na madrugada de sexta para sábado (18), o lançamento de sua própria criptomoeda, batizada com seu sobrenome, provocando um frenesi de compras que aumentou sua valorização global em bilhões de dólares em questão de horas.
Em mensagem publicada na rede social Truth Social, assim como no X (antigo Twitter), o magnata republicano apresentou esta nova moeda digital como uma "moeda meme".
As "moedas meme" são criptoativos que visam a capitalizar o entusiasmo popular em torno de uma pessoa, um movimento ou um fenômeno viral na Internet.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
A "moeda meme" não tem nenhuma utilidade econômica ou transacional e frequentemente é considerada um ativo meramente especulativo.
"Este meme de Trump celebra um líder que nunca se rende, sem importar a situação", explica o site web oficial do projeto, em alusão à tentativa de homicídio frustrado contra o candidato republicano, em julho ado.
Nas horas que se seguiram ao lançamento de "Trump", a comunidade cripto questionou a legitimidade deste novo ativo e sua conexão com o próximo chefe da Casa Branca, e alguns temeram uma fraude, como já ocorreu no universo das "moedas meme".
Mas o fato de os anúncios terem sido publicados nas contas oficiais do republicano e que uma das empresas por trás do projeto, a CIC Digital LLC, já ter sido usada por Donald Trump para vender NFTs (Non Fungible Tokens, ativos digitais) acabaram acalmando o mercado.
Seguiu-se, então, uma valorização-relâmpago da moeda digital, levando a capitalização total de unidades em circulação a quase seis bilhões de dólares (R$ 36 bilhões).
Donald Trump e a companhia por trás do lançamento, a Fight Fight Fight LLC, não fizeram comentários sobre os possíveis lucros que a operação vai gerar para seus criadores. ado pela AFP, o grupo não respondeu à consulta.
Saiba Mais 321468
-
Mundo 3 razões por que 'tarifaço' de Trump não é o único problema da China
-
Mundo Acidente de teleférico na Espanha deixa 30 feridos
-
Mundo Como a Noruega, 'país do petróleo', se tornou líder em carros elétricos
-
Mundo O que está por trás de nova foto oficial de Donald Trump
-
Mundo O que se sabe sobre o fim do Tiktok nos EUA, previsto para domingo
-
Mundo Ataque russo em Kiev deixa quatro mortos, dizem autoridades ucranianas
-
Mundo Trump lançará prisões em massa de migrantes sem documentos a partir de terça
-
Mundo Como será a cerimônia de posse que levará Trump de volta à Casa Branca
-
Mundo Israel aprova acordo de trégua em Gaza; reféns serão libertados no domingo