
Um levantamento da Serasa Experian divulgado na terça-feira (11/2) revelou que 60,6% das dívidas negativadas em agosto de 2024 foram regularizadas em até 60 dias, indicando que a maioria dos brasileiros está buscando reequilibrar suas finanças. Entre os setores com maior índice de quitação, destaque para "Bancos e Cartões", que liderou com 71,7% das dívidas pagas, seguido por contas de serviços essenciais, como água, gás e energia, que registraram 68,3% de recuperação.
De acordo com a economista da Serasa Experian, Camila Abdelmalack, o comportamento dos consumidores mostra que o crédito é tratado como uma prioridade na hora de reorganizar o orçamento. “A população costuma priorizar linhas de crédito, que funcionam como um e para fechar as contas no fim do mês, além de serviços básicos que, se não pagos, podem ser interrompidos”, explica.
Dívidas maiores são pagas primeiro
O estudo apontou ainda que os compromissos financeiros de maior valor foram os mais regularizados. Débitos acima de R$ 10 mil tiveram uma taxa de pagamento de 77,7%, enquanto aqueles de até R$ 500 foram os menos quitados, com 58,9%.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Além disso, quanto mais recente a dívida, maior a chance de quitação. Débitos vencidos há até 30 dias tiveram um índice de regularização de 75,1%, enquanto contas com mais de um ano de atraso foram liquidadas por apenas 45,5% dos devedores.
Entre as regiões do país, o Sul se destacou como a localidade onde os consumidores mais colocaram as contas em dia, com um índice de recuperação de 64,8%. Em seguida, vieram o Nordeste (62,9%) e o Sudeste (59,9%). Já o Norte (56,4%) e o Centro-Oeste (55,6%) apresentaram os menores percentuais de recuperação de crédito.