RECEITA FEDERAL

Imposto de Renda: veja como consultar o primeiro lote de restituição

Montante que será pago no primeiro lote é o maior valor da história, e é em alusão ao Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte

Prazo para acertar as contas com a Receita Federal termina em 30 de maio -  (crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Prazo para acertar as contas com a Receita Federal termina em 30 de maio - (crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2025 estará disponível para consulta nesta sexta-feira (23/5), a partir das 10h. O pagamento de cerca de 6,2 milhões de restituições será realizado em 30 de maio, no valor total de R$ 11 bilhões.

Segundo a Receita Federal, esse montante que será pago no primeiro lote é o maior valor da história, e é em alusão ao Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte, comemorado em 25 de maio. Cabe destacar que o prazo para a declaração do Imposto de Renda encerra em 30 de maio.

Serão R$ 7.811.380.786,21 destinados a contribuintes que têm prioridade legal, o que corresponde a 240.081 restituições para idosos acima de 80 anos, 2.346.445 restituições para contribuintes entre 60 e 79 anos, 199.338 restituições para quem tem alguma deficiência física ou mental, ou moléstia grave e 1.096.168 restituições para pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Além disso, 2.375.076 restituições serão destinadas a contribuintes que não tem prioridade legal, mas que receberam prioridade por utilizarem a declaração pré-preenchida com conta Prata ou Ouro no GOV.BR e optaram por receber a restituição via Pix. 

Como consultar a restituição?

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve ar o portal da Receita Federal na internet, clicar em Meu Imposto de Renda e, em seguida, em Consultar a Restituição. A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, ado no e-CAC.

Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que estejam equivocadas.

A Receita também disponibiliza aplicativo para tablets e smartphones, que possibilita consultar informações sobre liberação das restituições e a situação cadastral de uma inscrição no F.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

postado em 23/05/2025 09:17
x