oportunidade

Inscrições abertas para o curso de tecnólogo em agroecologia no IFB

Inscrições abertas até 31 de março para o curso de tecnólogo em agroecologia no Instituto Federal de Brasília (IFB), com 10 vagas disponíveis no câmpus de Taguatinga

Correio Braziliense
postado em 26/02/2025 20:33 / atualizado em 27/02/2025 13:46
Professor Paulo Guilherme Francisco Cabral, 60 anos, ministra as aulas no curso de tecnólogo em agroecologia -  (crédito: Arquivo pessoal)
Professor Paulo Guilherme Francisco Cabral, 60 anos, ministra as aulas no curso de tecnólogo em agroecologia - (crédito: Arquivo pessoal)

Júlia Christine*

O Instituto Federal de Brasília (IFB) está com inscrições abertas para o curso de tecnólogo em agroecologia, com carga de 2.620 horas e duração de três anos. As inscrições podem ser feitas até 31 de março, com 10 vagas remanescentes disponíveis no câmpus de Planaltina. O curso oferece uma formação técnica e prática voltada para a sustentabilidade no campo, capacitando os alunos para atuarem com sistemas de produção agroecológicos. 

O tecnólogo em agroecologia do IFB será capacitado a planejar, executar, monitorar, analisar e certificar sistemas de produção agroecológicos. O profissional será capaz de planejar e implementar atividades de manejo tanto em sistemas de produção animal quanto vegetal. Além disso, estará preparado para gerenciar o processamento e comercialização da produção agroecológica, com foco na sustentabilidade e na inclusão social. As inscrições são realizadas on-line, por meio do endereço https://forms.gle/GfonrGaGmHeoHfQc8, até 31 de março. e o edital e confira as informações.

Experiência

O professor Paulo Guilherme Francisco Cabral, 60 anos, que ministra as aulas no curso, compartilha um pouco sobre sua trajetória e motivação para trabalhar com a área. Paulo, engenheiro agrônomo e professor desde 2019 no IFB, explicou que sua motivação pela agroecologia começou na faculdade, quando começou a perceber a necessidade de uma agricultura mais respeitosa ao meio ambiente. Ele acredita que a agroecologia não é apenas uma alternativa viável, mas uma necessidade urgente diante das crises ambientais e sociais atuais. 

"A agroecologia representa uma forma de pensar a agricultura que respeita o meio ambiente, as condições sociais e humanas. Ela propõe um modelo mais sustentável, sem o uso intensivo de produtos químicos, como agrotóxicos e fertilizantes sintéticos", afirma o professor.

  • Professor Paulo Guilherme Francisco Cabral, 60 anos, ministra as aulas no curso de tecnólogo em agroecologia
    Professor Paulo Guilherme Francisco Cabral, 60 anos, ministra as aulas no curso de tecnólogo em agroecologia Arquivo pessoal
  • Professor Paulo Guilherme Francisco Cabral, 60 anos, ministra as aulas no curso de tecnólogo em agroecologia
    Professor Paulo Guilherme Francisco Cabral, 60 anos, ministra as aulas no curso de tecnólogo em agroecologia Arquivo pessoal

O curso oferecido no IFB é uma oportunidade para aqueles que já concluíram o ensino médio e desejam se graduar em uma área crescente e de extrema relevância no cenário atual. Paulo detalhou que, durante a graduação, os alunos terão uma formação prática, com atividades em campo e em laboratórios.

"Os alunos vão aprender desde o manejo sustentável de solos e culturas até a gestão de sistemas agroecológicos. Além disso, o curso prepara o estudante para lidar com as questões mais urgentes da agricultura, como as mudanças climáticas e a degradação ambiental", comenta Paulo.

*Estagiária sob a supervisão de Marina Rodrigues

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação