Palestinos deslocados pela guerra começaram a retornar, nesta segunda-feira (27/1), para as casas no norte de Gaza depois que Israel e o Hamas am acordo de cessar-fogo. Imagens da AFP mostram homens, mulheres e crianças caminhando, carregando malas ou empurrando carroças pela estrada costeira para o norte do território.
O deslocamento de milhares de palestinos formou um "corredor humano". Também foram registradas longas filas de veículos em Nuseirat, por causa da previsão da abertura da agem para os automóveis.
- Leia também: As reações a proposta de Trump de transferir habitantes de Gaza para o Egito e a Jordânia
"É uma sensação incrível voltar para casa, se é que ainda há uma, com sua família, teus entes queridos", disse o palestino Ibrahim Abu Hassera, entre a multidão.
Israel reabriu o o ao norte de Gaza após fechar um acordo com o Hamas para a libertação de mais reféns.
Veja as fotos: BASHAR TALEB / AFP - BASHAR TALEB / AFP - Eyad BABA / AFP - BASHAR TALEB / AFP - Bashar TALEB / AFP - Bashar TALEB / AFP - BASHAR TALEB / AFP - BASHAR TALEB / AFP - 1j612
Veja o vídeo: 1j221w
A guerra na Faixa de Gaza começou em 7 de outubro de 2023, após o ataque do Hamas a Israel que deixou 1.210 mortos do lado israelense, sendo a maioria civis. Segundo o Exército, um total de 251 pessoas foram sequestradas naquele dia. Delas, 87 seguem cativas e 34 morreram. A ofensiva israelense na Faixa de Gaza deixou pelo menos 47.306 mortos, sendo a maioria civis.
A primeira fase do acordo de cessar-fogo entre Israel e Hamas deve durar seis semanas e permitirá a liberação de um total de 33 reféns israelenses e 1.900 prisioneiros palestinos.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Além disso, nesta primeira fase está prevista a negociação das modalidades da segunda, que deve permitir a libertação dos últimos reféns, antes da última etapa, que deve iniciar o processo de reconstrução de Gaza e a devolução dos corpos dos reféns que morreram em cativeiro.
Com informações da Agência -Presse
Saiba Mais 321468
-
Mundo Por que Escócia vai exigir "termo de compromisso" para quem quiser ter cães
-
Mundo Os judeus forçados a trabalhar nas câmaras de gás no Holocausto: 'Perguntei a mim mesmo: onde está Deus?'
-
Mundo Elefante mata turista pisoteado em parque na África do Sul
-
Mundo Nova caravana de migrantes parte do sul do México em direção aos EUA
-
Mundo Ao sancionar Colômbia, Trump sinaliza 'consequências severas' para quem não cooperar com EUA, diz correspondente da BBC
-
Mundo Papa pede que "horror" do Holocausto não seja esquecido ou negado