
Durante um encontro com cardeais, neste sábado (10/5), o papa Leão XIV revelou o motivo da escolha do seu nome papal. Segundo ele, a decisão se baseou em seu compromisso com as questões sociais diante dos desafios da nova revolução industrial e da inteligência artificial
Leia também: Acusações e falas antigas se tornam as primeiras sombras sobre Leão XIV
O novo líder da Igreja Católica, primeiro papa americano, vem sendo observado desde sua eleição na quinta-feira (8/5). Uma delas é a escolha do se nome papal.
Para membros do Colégio Cardinalício, o pontífice explicou que sua escolha é referente a Leão XIII, que defendia fervorosamente os direitos dos trabalhadores em meados século XIX.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
"Considerei adotar o nome de Leão XIV. Há várias razões, mas a principal é que o papa Leão XIII, com a histórica encíclica Rerum Novarum, abordou a questão social no contexto da primeira grande revolução industrial", disse.
"Hoje, a Igreja oferece a todos seu patrimônio de doutrina social para responder a mais uma revolução industrial e aos desenvolvimentos da inteligência artificial, que colocam novos desafios na defesa da dignidade humana, da justiça e do trabalho", acrescentou o pontífice de 69 anos.
Além disso, Leão XIV garantiu que dará continuiddade de Francisco no que se refere à "dedicação total ao serviço". Para ele, ser pontífice implica ser "um humilde servo de Deus e dos irmãos, e nada mais".