O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visita o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (6/6) para acompanhar os trabalhos de reconstrução no Vale do Taquari. Esta é a quarta vez que o presidente vai ao estado neste ano desde que enchentes atingiram a região.
O petista iniciará a agenda de amanhã, às 11h, em visita ao bairro o de Estrela, em Cruzeiro do Sul, onde praticamente todas as moradias (650 casas) foram destruídas pelas chuvas.
Na sequência, às 12h30min, o presidente vai a Arroio do Meio, visitar a cozinha solidária do Movimento de Atingidos por Barragens (MAB).
Desde o fim de abril, o presidente esteve outras três vezes em cidades atingidas. Na primeira, em 2 de maio, ele foi a Santa Maria, primeira cidade a ser atingida por enchentes.
No segundo retorno, em 5 de maio, ele sobrevoou Canoas, Porto Alegre e Lajeado, que estavam no auge da situação de calamidade naquele momento. Na última visita, em 15 de maio, o chefe do Executivo esteve na capital gaúcha e em São Leopoldo, onde anunciou o pagamento de auxílio emergencial às famílias afetadas pelas enchentes.
A maior tragédia ambiental do Rio Grande do Sul já deixou 172 mortos, 41 desaparecidos e afetou 2,3 milhões de pessoas em 476 municípios. Cerca de 77 mil gaúchos precisaram ser resgatados de suas casa junto com 12,5 mil animais.