
Por Wal Lima — Em manifestação contra a decisão da comissão que pode resultar na cassação de mandato, o deputado federal Glauber Braga (PSol-RJ) segue em protesto no plenário 5 da Câmara dos Deputados, local onde ocorrem as reuniões da Comissão de Ética. O parlamentar está em jejum alimentar há mais de 30 horas e ou a noite no local, afirmando que permanecerá lá também ao longo desta quinta-feira (10/4).
A medida da Comissão de Ética foi motivada por uma representação do partido Novo, que acusa Glauber de ter agredido com um chute o militante do Movimento Brasil Livre (MBL), Gabriel Costenaro, durante uma discussão em abril de 2024. O deputado nega a acusação e afirma que a iniciativa é uma tentativa de perseguição política.
- Leia também: Sob ameaça de cassação, deputado Glauber Braga anuncia greve de fome
- Leia também: Como cada deputado votou em comissão que aprovou cassação de Glauber Braga
Apesar do jejum prolongado, o estado de saúde do parlamentar é considerado estável. Ele está sendo monitorado pela equipe médica da Câmara, com atendimentos a cada hora. Pela manhã, apresentou apenas uma leve reação alérgica, mas a bem.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Glauber não quis conceder entrevistas, mas liberou a imprensa para fazer imagens do local onde permanece em jejum. Enquanto isso, a assessoria de comunicação do parlamentar divulga informações com o público e seus apoiadores, exclusivamente pelas redes sociais.
Estou há 30 horas e 30 min. fazendo somente a ingestão de líquidos. Estou no mesmo plenário que votou a minha cassação no dia de ontem. Essa tática radical é fruto de uma decisão politica: não serei derrotado por Arthur Lira e pelo orçamento secreto. Vou às últimas consequências.
— Glauber Braga (@Glauber_Braga) April 10, 2025