Flipar

As praias mais exuberantes da Europa


O site de viagens European Best Destination (Melhores Destinos da Europa na tradução livre) tem um levantamento das praias mais lindas do continente com base no voto de milhares de turistas de 83 países. Algumas ficam meio escondidas; e outras são bastante conhecidas. Todas ideais para programas românticos ou familiares.

Por Flipar
Christian Lue Unsplash

O percurso leva até seis horas para ser finalizado e só é possível fazê-lo na estação seca, quando a maré está baixa. Caso você não goste desse tipo de experiência aventureira, a outra forma é reservando um eio de barco (foto) com uma hora de duração e que sai do porto de Soller, várias vezes ao dia.

cs:Wikipedista:Li-sung / Wikimedia Commons

2ª – A ‘Praia de Alzejur’, na região de Algarve, em Portugal, é uma sugestão perfeita para os apaixonados por tranquilidade, oceano e natureza, pois se encontra em uma área de preservação natural, pouco explorada.

Youtube Canal Portugal Visto do Céu

Essas praias não têm poluição e os seus arredores são cercados por pequenas vilas onde predomina a agricultura local com a indicação para experimentar a batata doce e o mel, além dos amendoins de Rogil.

Flickr Cris Bay

3ª – Em Cantábria, na Espanha, a ‘Praia de Amio’ foi a selecionada. Mas, às vezes, fica totalmente encoberta. A beleza natural recebeu pouca intervenção humana. Afinal não há resorts, bares ou vendedores ambulantes.

Flickr David Alonso

Essa praia é singular por uma questão geográfica, pois ela se conecta com uma pequena ilha por meio de um istmo, uma longa faixa de areia muito fina banhada por água dos dois lados.

Para conhecer o local, é necessário fazer reserva com antecipação de maneira remota. Em seguida, o visitante receberá o QR Code que lhe concederá o à praia. Um bar oferece diariamente o aluguel de espreguiçadeiras para ajudar a relaxar e aproveitar o sol.

Flickr VEGAFI

5ª - A famosa Galícia, na Espanha, contém a ‘Praia de las Catedrais’, assim chamada por ser cercada de diversas formações rochosas modeladas pela erosão do vento e da água. Com o objetivo de aproveitar da melhor maneira possível, consulte o cronograma das marés. O ideal é visitar com a maré baixa.

Flickr Vítor Ribeiro

Afinal, neste cenário é possível andar pela praia. Com a maré alta, a visitação é feita pelo alto das falésias e com uma distância de segurança para os desfiladeiros. No período de alta procura, entre abril e setembro, é indicado fazer reserva online, gratuita, pelo limite de visitas por dia.

Wolffoxylady/Wikimedia Commons

6ª – A região de Costa Blanca, na Espanha, é uma das que mais recebem sol na Europa. Ali fica a praia ‘Cala Granadella’, com suas águas na cor azul turquesa, propícias para eios de caiaque.

Flickr Leo Labrin

O local tem posto de salva-vidas monitorando a movimentação. É necessário levar calçados mais reforçados para a ‘Cala Granadella’, já que ela é uma praia rodeada de rochas. O objetivo é evitar acidentes ao escorregar nas pedras.

Werner Wilmes/Wikimedia Commons

7ª – A ‘Praia do Vale das Borboletas’, na Turquia, é assim chamada por estar em um território onde os insetos vão depositar seus ovos. O local é indicado para a prática de trekking, em meio à vegetação fascinante que compõe a paisagem.

William Neuheisel/Wikimedia Commons

Os períodos ideais para pegar a praia sem aglomeração são na parte da manhã e à noite. Outra sugestão é explorar o morro acima da praia e tirar uma bela foto, mas cuidado com a trilha que é traiçoeira.

Acar54 - Wikimédia Commons

8ª â?? Novamente em Portugal, na região de Algarve, a â??Praia Novaâ?? está perto do â??Capela Senhora da Rochaâ?? e é um dos locais mais representativos de Algarve. Fica muito próxima de outra belíssima praia da â??Cova Redondaâ??.

Flickr Vitor Oliveira

Ambas estão situadas na pequena cidade de Porches, um refúgio ainda desconhecido para muitos turistas.

Joseolgon/Wikimedia Commons

9ª – ‘Cala Moraig’ está situada em Costa Blanca, na Espanha. Trata-se de uma praia secreta que apresenta um magnífico tom azul turquesa em suas águas. Quem vai conhecê-la estaciona o veículo no alto do morro e ainda percorre um trajeto caminhando.

Joanbanjo/Wikimedia Commons

O grande obstáculo é que esse caminho é íngreme e apresenta um declínio acentuado. Com isso, a praia fica profunda rapidamente. Ainda é composta de pedras seixo. Assim, não é indicado para um eio familiar, mas sim para quem tem mais experiência em locais desse tipo.

Flickr Jorge Torrecilla López

10ª – A região da Sicília, na Itália, é detentora da ‘Cala Tonnarella dell'Uzzo’, uma praia pouco explorada, que se destaca pelas águas cristalinas e forte presença do sol, além de apresentar condições ideais para mergulho. Inclusive, ela está situada em uma área de reserva natural.

Facebook Casa Vacanze Villetta Mary San Vito Lo Capo

A propósito, não é de fácil o, pois é necessária uma caminhada por volta de 20 minutos a partir do estacionamento da reserva.

The Cosmonaut/Wikimedia Commons

Veja Mais