Neste domingo (18/5) uma missa realizada na Praça São Pedro para milhares de fiéis marcou o começo, oficial, do pontificado do papa Leão XIV. A cerimônia começou dentro da Basílica, onde os religiosos se reuniram diante do túmulo de São Pedro e consograram as insígnas apostólicas que depois foram levadas em procissão até o altar.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
A agem do Evangeliário, do Pálio e do Anel do Pescador ao papa Leão XIV oficializa o pontificado do novo líder da Igreja Católica.
- VEJA TAMBÉM: ENTREVISTAS
- "A escuta será a marca do papado de Leão XIV"
- Leão XIV: a flor cristã que fura o asfalto aos 69 anos de vida
- Os rumos do catolicismo: "Acredito que as mudanças vão continuar", diz Gilberto Barbosa
Antes de começar a celebração, o papa Leão XIV ou com o papamóvel entre cerca de 200 mil fiéis presentes na praça São Pedro. Durante a missa, os símbolos foram transferidos ao novo papa. O anel do pescador foi entregue ao papa Leão XIV por cardeal filipino Antônio Tagle — que antes do conclave, era cotado a ser o próximo pontífice.
Visivelmente emocionado, o papa Leão XIV recebeu o anel, observou o item e fez um momento de auto reflexão.
- Leia também: O novo papa: Leão XIV
Na homilia, o papa falou sobre a missão que recebeu e lembrou a morte do antecessor, Francisco, que morreu aos 88 anos. "A Morte do papa Francisco encheu nossos corações de tristeza, e naquela hora difícil sentimos como as multidões do evagelho dizem: 'como ovelhas sem pastor'. No entanto, precisamente no dia de Páscoa, recebemos sua última benção e, à luz da ressureição, recebemos a certeza que o Senhor nunca abandona seu o povo mas congrega-os quando se dispersa", afirmou Leão XIV.
O papa também se colocou em posição de fiél para pedir à Igreja ajuda para servir e unir a comunidade Católica em torno do amor. “Fui escolhido sem qualquer mérito e, com temor e tremor, venho até vocês como um irmão que deseja fazer-se servo da fé e da alegria, percorrendo com vocês o caminho do amor de Deus, que nos quer a todos unidos numa única família.”, disse Leão XIV na missa que marcou o início de pontificado.
"Pescar a humanidade para salvá-la das águas do mal e da morte" 4g5u3u
Ainda na homilia, Leão XIV refletiu sobre a missão de Pedro, o primeiro papa, como pescador de homens e traduziu o desafio para os tempos atuais. “O ministério de Pedro é marcado precisamente por este amor oblativo, porque a Igreja de Roma preside na caridade e a sua verdadeira autoridade é a caridade de Cristo. Não se trata nunca de capturar os outros com a prepotência, com a propaganda religiosa ou com os meios do poder, mas se trata sempre e apenas de amar como fez Jesus.”
/webstories/2025/05/7140438-conheca-leao-xiv-o-novo-papa-da-igreja-catolica.html
Após missa, o papa Leão XIV recebeu autoridades e chefes de estado para os cumprimentos oficiais. Estes, estavam acompanhamento a celebração na Praça São Pedro. Entre as autoridades presentes, Geraldo Alckmin, vice-presidente do Brasil compareceu à sessão de cumprimentos e entregou um documento ao papa Leão XIV.
/webstories/2025/04/7121170-canal-do-correio-braziliense-no-whatsapp.html
Saiba Mais 321468
-
Mundo Navio do México bate na ponte do Brooklin em Nova York e deixa mortos; o que se sabe
-
Mundo Qual peso têm os mais de meio milhão brasileiros que vivem em Portugal na eleição no país?
-
Mundo Qual peso têm os mais de meio milhão brasileiros que vivem em Portugal na eleição no país?
-
Mundo Oshikatsu, o fenômeno que Japão quer usar para tirar sua economia da crise
-
Mundo Após nova megaofensiva de Israel em Gaza, Hamas propõe libertar mais reféns
-
Mundo 'Fui drogada e estuprada pelo meu marido por anos'
-
Mundo Paris inaugura memorial aos homossexuais deportados pelos nazistas
-
Mundo Presidente do Conselho Europeu está "chocado" com ofensiva israelense em Gaza